sábado, 7 de julho de 2018

Alunos da Escola Domingos Alves Gomes comemoram cultura regional no Cocal Junino

O Cocal Junino 2018 está agitando os bairros e povoados do município de Cocal, nesta época de festa junina. Nessa quarta-feira (4), foi a vez de a Unidade Escolar Domingos Alves Gomes, no bairro São Pedro, comandar o São João na cidade.
Com programação que conta com quadrilhas, apresentações culturais e comidas típicas, o Cocal Junino segue até o dia 15 de julho, e tem se destacado pelo caráter itinerante.
"Nós temos percorrido os bairros e localidades de Cocal, levando a tradição da festa junina. Nossa proposta era de valorização e preservação da cultura nordestina e estamos muito contentes com os resultados até agora, principalmente a satisfação dos cocalenses", assinala o prefeito Rubens Vieira.
Eleita rainha da quadrilha junina da escola, a estudante Karollayne de Sousa Cardoso conta que ficou muito emocionada com a indicação. "Eu não esperava que seria escolhida rainha. Fiquei muito feliz e agradecida", diz.
Para a Rosângela Maria, mãe de alunos do colégio, a festa é um importante momento para a educação cultural das crianças, uma forma de valorizar, fortalecer e propagar as tradições. "É um incentivo para as crianças conhecerem as manifestações culturais de nosso povo e um meio de elas se divertirem, se comunicarem umas com as outras e aprenderem coisas novas", afirma.
A professora Raimundinha Albuquerque, Secretária Municipal de Educação, fala do esforço para preservar na memória das crianças, a cultura nordestina. “Aqui é uma linda festa preparada pela equipe da Unidade Escolar Domingos Alves Gomes com muito carinho, pelos alunos e toda a comunidade escolar, com o esforço de preservar a cultura nordestina, que é a festa junina, para as futuras gerações e, eu tenho certeza que, eventos como esse, ficam na memória dessas crianças e adolescentes”. disse a secretária.
Para a professora Denise Rodrigues, coordenadora da Escola, é muito satisfatório o resultado obtido com o evento. “Nós vimos o empenho, tanto dos alunos, quanto de todo o corpo de funcionários, incluindo os professores, todo mundo se engajou, se envolveu e participou, então num resumo geral, agente se encontra satisfeitos com o resultado”, disse ela.
Já a professora Francisca Alane Cardoso da Cunha, Diretora da Escola, a festa junina, é um momento de muita alegria para as crianças. “A nossa apresentação é um momento muito alegre para as nossas crianças, elas ficam muito contentes em participar e, eu também fico muito contente em poder propiciar esse momento a elas”, Afirmou.






Fonte: Ascom / Prefeitura de Cocal (Edição: Tony Costa)
Fotos: Evaldo Neres

Nenhum comentário:

Postar um comentário