quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

WELLINGTON DIAS E ZÉ FILHO DISPUTAM ARRECADAÇÃO DO ICMS DE DEZEMBRO

O governador Zé Filho (PMDB) e o governador eleito Wellington Dias (PT) disputam a arrecadação do Imposto sobre a Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS), gerado a partir das vendas realizadas no mês de dezembro. Os dois apresentaram aos empresários e comerciantes propostas para facilitar o pagamento do ICMS e consequentemente aumentar as receitas do Estado em seus respectivos governos.
Pelo decreto do governador Zé Filho, os empresários que efetuarem o pagamento do ICMS gerado nas vendas do dia 1º a 10 deste mês, no próximo dia 22, possuem descontos de 6% no valor do recolhimento e de 5% no imposto gerado entre os dias 11 e 20, que pode ser pago dia 26 de dezembro. O secretário de Fazenda, Neto Carvalho, confirmou que a antecipação do ICMS é uma medida para movimentar o mercado financeiro piauiense e comércio e o dinheiro arrecadado será utilizado para o pagamento dos servidores públicos estaduais.
Luiiz Antonio Veloso, do sindlojas, diz que comerciantes estão divididos (Foto: Arquivo Portal o Dia)
Já o deputado estadual Merlong Solano (PT) explicou que o governador eleito Wellington Dias (PT) vai colocar em prática uma medida que o mesmo adotou em seus dois primeiros governos: dividir o pagamento do ICMS gerado neste mês em duas parcelas, a primeira paga somente em janeiro. Merlong Solano classificou a medida tomada pelo governador Zé Filho como renúncia de receita e informou que no momento o ideal é que seja dado aos empresários mais prazo para pagamento do ICMS, e não a antecipação da cobrança.
Felix Raposo, da FIEPI, avalia que as duas são válidas
Para o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Piauí, Félix Raposo, a medida de Zé Filho é positiva para os empresários que possuem capital. No entanto, a promessa do governador eleito Wellington Dias em dividir o pagamento do imposto em duas vezes também agradou aos empresários e comerciantes. “O empresariado piauiense está meio dividido.
Alguns empresários não possuem condições de pagar mesmo com os descontos. No entanto, se o empresário tiver condições de antecipar o pagamento, é melhor porque adquire um desconto no imposto”, garantiu Félix Raposo.

Por: João Magalhães - Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário