terça-feira, 22 de julho de 2014

COCAL: FESTEJO DE SÃO GONÇALO NA LOCALIDADE FRANCO TEVE INICIO RELEMBRANDO AS VÍTIMAS DA BARRAGEM ALGDÕES




A abertura dos Festejos de São Gonçalo, realizado na localidade Franco em Cocal-PI aconteceu no último sábado (19/07) com uma caminhada que levou a imagem de São Gonçalo e uma Cruz que foi doada pelo o Bispo Dom Alfredo, da Diocese de Parnaíba como uma forma de lembrar as mortes do rompimento da Barragem Algodões, muitos católicos saíram da Agrovila de Jacaré até o Franco, que fica localizado a cerca de 4 km de distancia; uma festa que já tem tradição há 79 anos, embora a capela tenha sido construída em 1931. A capela foi a única que ficou de pé, após o rompimento da barragem algodões, ocorrido em 2009.


Os devotos de São Gonçalo saíram em caminhada por volta das 17:00 horas. Homens levando uma grande e pesada cruz, outras pessoas pagando promessas e também levando uma outra cruz.
A chegada na capela ocorreu por volta das 19:00 horas, logo em seguida o Pároco da cidade de Cocal, Padre Roberto Francelino, deu inicio a celebração da Santa Missa, em seu sermão, ele frisou bastante a tragédia da Barragem Algodões, que já faz 5 anos de seu rompimento, e até agora os governantes pouco ou quase nada fizeram pelas vitimas, lembrou também que muitas casas foram destruídas, plantações devastadas e milhares de animais mortos.
O desastre é considerado o pior da historia do Estado do Piauí. O acontecimento fez com que Pequenos agricultores e criadores perdecem praticamente tudo em suas; casas, móveis, propriedades rurais, plantações, tudo foi destruído, muitos animais foram levados pela enxurrada. Mais de três mil pessoas nos municípios de Cocal e Buriti dos Lopes ficaram desabrigadas.

Edição: Blog do Tony Costa
Fonte: Tropical Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário