sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Delegação do Piauí presente na 6ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais

 
A Fetag-Pi, através da Secretária de Mulheres, Caçula; Secretária de Jovens, Maria das Dores, Vice-Presidente e Secretária de Políticas Sociais, Lucilene Ferreira; Secretária de Formação e Organização Sindical em Exercício, Maria Barros; Assessoras Moranguinho e Regirlane Silva e diversas dirigentes sindicais de vários sindicatos do Piauí, totalizando 20 mulheres, estão participando desde terça-feira (08), da 6ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, que acontece em Brasília/DF e vai até sexta-feira (11), contando com a presença de mais de 400 mulheres de todo o País.
O objetivo geral do evento é fortalecer a luta e a organização das mulheres trabalhadoras rurais, reafirmando a sua estratégia política de participação no MSTTR e na sociedade, bem como de contribuir para a atuação político-sindical das mulheres no 12º CNTTR, que ocorrerá em março de 2017.
A abertura do encontro se deu através de um momento de uma grande ciranda, logo em seguida, as mulheres saíram em cortejo até o auditório principal da CONTAG, onde ocorreu a abertura política da Plenária, com a participação da Diretoria da CONTAG, da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CNMTR), de representantes das centrais sindicais CUT e CTB, das organizações parceiras da Marcha das Margaridas, e das demais participantes da 6ª Plenária, que são dirigentes das Federações e Sindicatos e de trabalhadoras assalariadas rurais.
Com uma calorosa saudação, a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Alessandra Lunas, iniciou as falas políticas e destacou que 18% das participantes da Plenária são mulheres jovens, 18% são de mulheres da terceira idade e idosas e valorizou a presença de mulheres assalariadas.
A secretária de Mulheres ressaltou ainda, o tema da Paridade de gênero no MSTTR. Para nós, o 12º Congresso da CONTAG será o espaço que implementará a Paridade. Portanto, para além de todos os debates, o 12º CNTTR será ‘O CONGRESSO’, e não pela disputa por espaço, mas pela construção de um outro mundo, que tenha como premissa a luta pela igualdade. O debate não é numérico, é político. É um compromisso que precisa ser institucional.”
 
Fonte: Fetag / PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário