quarta-feira, 10 de setembro de 2014

ESTUDANTES DE COCAL PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA




A palestra aconteceu na noite desta terça-feira, dia 09 de Setembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Cocal, e teve como ministrante, o Promotor de Justiça, Dr. Francisco de Jesus Lima, que já tem uma atuação bastante reconhecida e renomada, em função do trabalho que o mesmo já desempenha no núcleo das promotorias de defesa da mulher em Teresina-PI.


A idéia da realização da palestra surgiu de uma iniciativa da Professora Fátima Costa e Educadores do Projovem Urbano, por meio do projeto “Plano de Ação Comunitária-PLA” da disciplina participação cidadã, e, em parceria com o Ministério Público local, através do Promotor Dr. Francisco Túlio Ciarline Mendes, que também esteve presente no evento e destacou que, os casos de violência contra a mulher, no município de Cocal tem sido muito preocupantes, pois, em geral, a mulher que é agredida, acaba não denunciando o agressor,  ou por medo, ou por dependência do mesmo, seja esta dependência financeira ou emocional.


Para o promotor, Francisco de Jesus Lima, o combate a violência doméstica deve começar a partir do desenvolvimento de ações na educação, fazendo com que a escola seja, através de seus professores uma orientadora e um ponto de partida na conscientização nas nossas crianças, afinal de contas, serão elas, os adultos do futuro, portanto, faz-se necessário que haja todo um empenho por parte dos seguimentos da sociedade, pois esta sociedade também é responsável pelo combate a esta violência. Para ele, não basta querer combater a violência, apenas com repressão, é preciso pensar em um novo modelo de educação e ver a mulher como um ser detentor de direitos.


Participaram da palestra, alunos e professores do Projovem Urbano, como também das escolas: Domingos Alves Gomes, Chico Monção, Emilia Soares e Ensino Médio Deputado Pinheiro Machado.


Ainda estiveram presentes, a Primeira Dama do município e Secretária de Assistência Social-Deuzenir Portela, a Assistente Social do Creas-Meire e a Psicóloga-Natany, ainda estiveram presentes a coordenadora do Cras-Jesus Araújo, a Psicóloga-Hosana Brito, o professor João Passos e a vereadora Marilene Almeida.



Redação e Fotos: Blog do Tony Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário